André Vainer e Guilherme Paoliello foram companheiros de turma na FAU USP de 1974 a 1979. Durante essa época formaram equipes de trabalhos curriculares e iniciaram alguns trabalhos profissionais em conjunto com outros colegas. A partir da formatura este grupo se dispersa paulatinamente e os dois arquitetos começam a trabalhar em parceria, profissionalizando-se e mantendo constantemente colaborações com outros arquitetos das mais diversas gerações.

Os dois arquitetos realizaram experiências em diversas áreas de atuação pertinentes à profissão: urbanizações; projetos residenciais de grande e pequeno porte; comerciais; institucionais; recuperações de construções históricas; interiores de áreas comerciais, lojas e escritórios; exposições; mobiliários e equipamentos acessórios da arquitetura.

Uma das características do escritório é a grande variação de soluções e sistemas construtivos adotados, gerando um conjunto de obras com muita diversidade onde a coerência está na abordagem sempre racional e adequada às condicionantes de projeto: programa de necessidades do cliente, recursos técnicos e financeiros disponíveis, propriedade da obra no contexto ambiental ou urbano encontrado.

O envolvimento com as obras sempre foi também uma forte característica do escritório, onde os arquitetos, no contato constante com os profissionais construtores, puderam aperfeiçoar e desenvolver acabamentos, racionalizar as soluções buscando uma otimização dos recursos, e enfim colaborar para os melhores resultados.

Nestes anos de atividade, o escritório realizou mais de 200 projetos, cerca de 75% deles construídos, gerando uma série de publicações (mais de 90) em revistas especializadas e periódicos no Brasil e no exterior.