1   2   3   4   5   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16  

Casa em Ilhabela / SP

Esta casa foi projetada como um anexo de ampliação de uma construção anteriormente projetada por nosso escritório em 1996/97 (ver no site www.vainerepaoliello.com.br)

O terreno constitue-se em uma encosta sobre o mar, porém formada por pedras de variadas dimensões, empilhadas umas sobre as outras, resultado do descarte da terraplanagem da estrada municipal, implantada imediatamente acima do terreno. Praticamente um terreno virtual. A acessibilidade, deslocamento e construção nestas condições era praticamente impossível.

A concepção então se baseou em uma estrutura elevada, com dois pavimentos em madeira, com o menor número de apoios possíveis, minimizando as complicadas fundações nesta condição. Os oito pilares sustentam o miolo da construção até a cobertura, e esta, através de treliças em balanço pendura as varandas externas com tirantes metálicos, nas laterais do volume, que ficam flutuando sobre o terreno de pedras e o mar. Os tirantes da parte voltada para a rua, são por sua vez ancorados no terreno, em um contrapeso de concreto ciclópico, aproveitando as pedras cortadas para as fundações, que contrabalança a lateral voltada para o mar.

As vedações e fechamentos em alvenaria foram minimizados apenas aos banheiros, e o resto da construção toda se resolve com fechamentos leves de madeira e caixilharia, em um resultado muito transparente. O incrível cenário sobre o mar e montanhas do continente, fornece uma ambientação espetacular para todos as ambientes da casa.

As ligações com a construção existente se fazem  por passarelas em deck descobertas, também elevadas do terreno. Uma pequena piscina, uma caixa de concreto, foi apoiada diretamente no terreno, no meio deste deck, incentivando a ligação dos dois blocos.


Ilhabela / SP

projeto
2008

construção
2009

área
300m²

terreno
1.410m²

colaboradores
Fernanda Neiva - Galeria Arquitetos, Juliana Penteado e Marcela Aleotti

estrutura de concreto
Meirelles Carvalho Engenharia & Projetos S/C Ltda

estrutura de madeira
ITA Construtora - Eng. Hélio Olga

instalações
Ramoska & Castellani

fotografias
Gui Paoliello e André Paoliello



1 2