1   2   3   4   5   6   7   8   9  

Residencia São José dos Campos / SP

Trata-se de uma casa em dois lotes contíguos, ligados pelos fundos, portanto dando frente e acesso para duas ruas paralelas. Esta particularidade se deve `a atividades de trabalho dos proprietários em casa mas em espaços separados. A construção foi então concebida em dois corpos, um em cada lote, permitindo futuros desmembramentos, com duas entradas separando o acesso para o pavilhão de trabalho e lazer com o da casa, que tem entrada pela outra rua.

A concepção geral da  construção principal se baseia em uma plataforma de concreto elevada com poucos pilares o que permite bastante transparência no pavimento térreo, esta laje forma o piso do pavimento superior que é arrematado por uma cobertura inclinada de telhas metálicas sustentada por estrutura em madeira.

As duas águas do telhado desencontradas proporcionam um grande shed de ventilação e iluminação dos ambientes internos e permite a ventilação cruzada nos dormitórios.

Devido à grande área de terreno, as duas construções foram implantadas em posições centrais permitindo a  comunicação com os jardins em toda à volta.


projeto
2002

construção
2005

área
645m²

terreno
1.380m²

colaboradores
Carolina Nobre

estrutura de concreto
Benedicts Engenharia - Eng. Eduardo Duprat

sondagem
Geocampos Sondagem

instalações
JPD Instalações Elétricas e Hidráulicas

execução
CPA Engenharia e Construção

fotografias
Gui Paoliello

 



1 2